domingo, 29 de junho de 2008

Análise do texto“Making Sense of the Organization”

Titulo: Making Sense of the Organization”

Tema: Estratégia, mapas errados e self-fulfilling prophecies


Analise:

Tudo se passa na Suiça, devido a um incidente em que um tenente de um acampamento hungatro nos Alpes, emitiu um comunicado, dizendo o seguinte: “Começou a nevar imediatamente, nevando por dois dias, e a unidade não retornou. O tenente sofreu, temendo que despachasse os seus próprios povos à morte. Mas no terceiro dia a unidade voltou.” ; “Nós lançamos o acampamento, duramos para fora a tempestade de neve, e então com o mapa que nós descobrimos nossos rolamentos. E aqui nós estamos. O tenente pediu este mapa notável e teve um bom olhar nele. Descobriu a sua admiração que não era um mapa dos alpes, mas a um mapa dos Pyrenees.”

(…)

“As plantas estratégicas são muito como mapas. Animam povos e orientam povos. Uma vez que os povos começam a actuar, geram resultados reais em algum contexto, e este ajuda-os a descobrir o que estão ocorrendo, o que as necessidades de ser explicado, e o que deve ser feito em seguida. Os gerentes mantêm-se em esquecer o que se faz, não o que planeia aquele explica o seu sucesso. Mantêm-se dar o crédito à coisa errada - a saber, a planta - e fazendo este erro, gastam então mais planeamento do tempo e menos actuação do tempo. São surpreendidos quando mais planeamento não melhora nada.”


(…)

A Base da história, ou seja o que Weick quer nos transmitir com isto é que numa organização, numa sociedade, as atitudes das pessoas funcionam como mapas, qualquer atitude que tenhamos, vais influenciar a nossa sociedade, como a nossa presença perante ela.

Quando nos perdemos na identidade, os nossos amigos, familiares, que de certa forma são o nosso acampamento, ajudam-nos a encontra-lo de volta, funcionando como um mapa, as tais tempestades, são de certa forma os obstáculos que iremos enfrentar no nosso dia-a-dia, e Weick é um defensor da ideia de que as pessoas tem que encontrar a sua identidade dentro do grupo e partilha-la como todos os membros de forma a se puder integrar no mesmo, sem “tempestades".

Origem do texto:
http://balancedscorecard.blogspot.com/2007_02_01_archive.html

Elaborado por:
Fávio Nº:53949

Nenhum comentário: