sábado, 28 de junho de 2008

Entrevista a Karl E. Weick, por John Geirland(wired)

Identificação do Texto:
Complicate Yourself

Género:
Entrevista a Karl Weick

Tema
:
"chaotic action is preferable to orderly inaction."

Análise:
A entrevista analisada foi realizada por John Geirland; na primeira questão Weick revela uma visão não muito promissora das empresas pois este prevê que irão desaparecer as médias empresas assim com a classe média;confirma que o sensemaking se trata de uma actividade social dando exemplos de ocupaçoes do quotidiano.
Relativamente á questão centrada nos problemas mais complexos, Weick explica que
os individuos tornam-se mais capazes de realizar com sucesso tarefas mais complexas maior discrição dentro de um quadro de valores comuns.
Perante a questão realtiva à simplificão e racionalização por parte das empresas,Weick diz que é necessário recorrer a lei variedade, pois depende do caminho que ser tomar, na media em que se se quiser criar um sentido um mundo complexo, é necessário ter um sistema interno que é igualmente complexo.
Na questão sobre o "Galumphing" Weick responde que se trata de uma forma de avançar com novas combinações de tecnologias ou idéias que podem dar-lhe capacidade de uma nova aplicação multimédia no futuro.
Relativamente á ultima questão incidente sobre a forma como Bill gates deve utilizar o "discrediting", weick dá o exemplo dos bombeiros para demosntrar em que medida se aplica o "discrediting" e afirma que se estivesse no lugar de Gates este:" If I were Gates, I'd think seriously about the possibility that the good times were making me look more wise than I may in fact be.", ou seja fala que a possiblidade dos bons tempos, o estejam a tornam mais sábio do que aquilo que aparenta ser!

Origem do texto:
http://www.wired.com/wired/archive/4.04/weick_pr.html

Elaborado por:
Vitor Costeira N:52280


Nenhum comentário: